topo_cabecalho
Começou curso sobre a Cultura da Mamona na UFCG

Dirigentes da UFCG estiveram participando da abertura de um curso sobre a Cultura da Mamona (foto), que está sendo oferecido na UFCG, a partir de hoje, segunda, 3, até a sexta-feira, 7, no campus localizado na cidade de Campina Grande - PB, com aulas no horário da manhã e à tarde. Este curso visa capacitar agricultores familiares e é realizado em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, a Secretaria da Agricultura Familiar - SAF, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, a ATECEL e a Embrapa / CNPA. As aulas acontecem no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega e são abertas a professores, estudantes e às pessoas que lidam com a agricultura. A informação foi fornecida pelo professor Dermeval Araújo Furtado, coordenador do projeto. A palestra de abertura sobre o tema Perspectivas da cultura da mamona no Estado da Paraíba, foi proferida por Sandoval Farias da Mata, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado da Paraíba

Na tarde de hoje, segunda-feira, serão realizadas duas palestras. A primeira sobre Preparo do solo para a cultura da mamona, com Lucia Helena G. Chaves, da UEAG/CTRN/UFCG, e a segunda sobre Adubação para a cultura da mamona, com Lucia Helena G. Chaves, da UEAG/CTRN/UFCG.

A programação de amanhã, terça, 04 de abril, começa às 8h com a palestra sobre Zoneamento agrícola da mamona, com José Ferreira Filho, da EMATER -PB. Às 9h será proferida nova palestra,  com foco no Cultivo da mamona, com José Ferreira Filho, da EMATER - PB. A partir das 14h, estão programadas mais duas palestras, sendo uma sobre Tratos culturais da mamona, com José Ferreira Filho, da EMATER -PB, e a outra sobre o Controle de pragas e doenças, com José Ferreira Filho, da EMATER -PB.

Programação da quarta-feira até a sexta

Quarta feira - 05 de abril

8h00 às 9h45 - Palestra: Cultivo da mamona irrigada, com José Dantas Neto, da UAEG/CTRN/UFCG
9h45 às 10h00 - Intervalo
10h00 às 12h00 - Palestra: Cultura da mamona em condições de sequeiro, com Dalfran Gonçalves Vale, da Embrapa / CNPA.

Quinta feira  - 06 de abril

8h00 às 9h45 - Palestra: Políticas Públicas do Programa Nacional do Biodiesel, com
Leimar de Oliveira, do NERG/DEE/UFCG.
9h45 às 10h00 - Intervalo
10h00 às 12h00 - Palestra: Processamento e armazenamento de sementes, com Waltermilton  Vieira Cartaxo, da Embrapa / CNPA.

14h00 às 15h45 - Palestra Comercialização da mamona, com Sandoval Farias da Mata, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado da Paraíba.
15h45 às 16h00 - Intervalo
16h00 às 18h00 - Palestra Máquinas utilizadas na cultura da mamona, com Jogerson Pinto G. Pereira, da UEAG/CTRN/UFCG.

Sexta feira  - 07 de abril

8h00 às 12h00 - Palestra Dia de campo sobre cultivo da mamona, com Adilson David de Barros, da UEAG/UFCG, e Waltermilton Vieira Cartaxo, da Embrapa / CNPA.

14h00 às 16h00 - Palestra: Dia de campo sobre cultivo da mamona, com Adilson David de Barros, da UEAG/UFCG, e Waltermilton Vieira Cartaxo, da Embrapa / CNPA.


Data: 03/04/2006