Pesquisa da UFCG vence Prêmio Chesf de Inovação e Melhoria

O projeto Smart Alarms obteve o primeiro lugar na categoria Tecnologia

O mês de novembro tem revelado importantes conquistas para a Universidade Federal de Campina Grande. Depois que os alunos de Ciência da Computação, Felipe Abella, Diogo Anderson e Phyllipe César, conquistaram ouro na etapa nacional da Maratona de Programação e a aluna do curso de Geografia, Samara Íris de Lima Santos, ficar em terceiro lugar no Prêmio Jovem Cientista, chegou a vez de mais uma pesquisa da instituição ganhar destaque.

O projeto Smart Alarms obteve o primeiro lugar na categoria Tecnologia do Prêmio Chesf de Inovação e Melhoria 2011. O resultado foi divulgado na última terça, dia 09, em Recife. O projeto concorreu com outras 50 pesquisas inscritas.

“O Smart Alarms recebe informações do sistema de monitoramento usado pela Chesf para verificar o funcionamento de todos seus equipamentos e diagnóstica qualquer problema que ocorra, informando os detalhes aos operadores das subestações e dos centros de controle”, explica o pesquisador Jacques Sauvé.

A pesquisa vem sendo desenvolvida desde 2002 e conta com o financiamento da Chesf.  Além de Sauvé, participam do projeto os pesquisadores da Unidade Acadêmica de Ciência da Computação, Pedro Nicolletti, Jorge Abrantes e Walfredo Cirne, além de vários alunos de pós-graduação e outros profissionais, com destaque para Eloi Rocha, e também, profissionais da Chesf.

A premiação da pesquisa colocou a UFCG na frente de diversas instituições importantes do País. “Ficamos na frente de instituições como a USP, UFPE, UNICAMP, entre outras, no desenvolvimento de projetos de pesquisa úteis ao contratante. Temos um foco muito forte no atendimento às necessidades do cliente. Nada de pesquisa acadêmica estéril. Com este prêmio, toda a UFCG recebe um destaque nos órgãos financiadores de pesquisa”, destaca Sauvé.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG - 11.11.11)

Data: 11/11/2011