Capes e Mitacs inscreve até o dia 27 para Programa Globalink 2012 nas áreas do Ciência sem Fronteiras

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a organização canadense Mathematics of Information Technology and Complex Systems (Mitacs) inscrevem até o próximo dia 27, inscrições para o Programa Globalink 2012, destinado a estudantes de graduação brasileiros para realização de estágios de iniciação científica no Canadá. Os alunos deverão se inscrever nos projetos aprovados pela Mitacs, exclusivamente para as áreas elegíveis no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Candidaturas

Para se candidatar ao Globalink 2012 o candidato deve, entre os requisitos básicos, preencher o formulário de inscrição e apresentar a transcrição das disciplinas completa do curso, curriculum vitae, identificando perfil de habilidades, duas cartas de recomendação; ter completado três anos de um curso de graduação com duração de quatro anos ou quatro anos de um curso de graduação com duração de cinco anos até março de 2012; ter o mínimo CGPA de 8 em cada 10 e 3,2 em 4 (ou o equivalente em sistema de graduação brasileiro, coeficiente de rendimento); e demonstrar proficiência e habilidade oral e escrita no idioma inglês.

As atividades para a realização do estágio compreendem o período entre 1º a 25 de maio de 2012, para saída do Brasil, e retorno entre 27 de julho a 17 de agosto de 2012. Os alunos aprovados participarão de projeto de pesquisa de doze semanas com pesquisadores de renome do Canadá. Os projetos poderão envolver contatos diretos com empresas ou indústrias canadenses, e, em geral, têm como objetivo resolver problemas ou buscar inovação cientifica e/ou tecnológica de interesse de empresas ou indústrias. Os estudantes selecionados receberão recursos para aquisição de passagem aérea, acomodação, visto, seguro médico e seguro de vida.

Serão selecionados até cem estudantes brasileiros para participação no programa, que, após aprovação inicial pelo Mitacs, deverão se inscrever no link a ser disponibilizado pela Capes, em dezembro de 2011. A seleção final será realizada em reunião conjunta entre a Capes e a Mitacs.

A Mitacs irá interceder junto às instituições canadenses para facilitar a obtenção da documentação necessária para o visto consular, disponibilidade de acomodação, entre outras providências.

Mais informações pelo e-mail globalink@mitacs.ca.

(Capes)

Data: 17/11/2011