IGC aponta UFCG como uma das melhores do Nordeste

Instituição obteve 4 pontos, de um máximo de 5, nas áreas de Saúde e Ciências Agrárias

Divulgados na última quinta-feira, 17, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, os indicadores de qualidade de cursos e instituições de educação superior apontam a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como a 8ª melhor universidade pública do Nordeste.

De acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC), a UFCG obteve 4 pontos (IGC contínuo de 3,09), ficando na 131ª posição entre as 2.176 instituições avaliadas em todo o país. O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de 1 a 5 pontos. Conceitos 1 e 2 são considerados ruins; 3 é considerado satisfatório e 4 e 5, bons.

A avaliação é baseada na análise das condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que em 2010 avaliou as áreas de Saúde e Ciências Agrárias, distribuídos em 14 cursos.

Da UFCG, foram avaliados pelo Enade os cursos de Medicina Veterinária (Patos), Odontologia (Patos), Medicina (Cajazeiras e Campina Grande), Agronomia (Pombal), Farmácia (Cuité), Enfermagem (Cajazeiras, Cuité e Campina Grande), Nutrição (Cuité) e Serviço Social (Sousa), sendo que os cursos de Medicina de Campina Grande e de Enfermagem de Cajazeiras obtiveram a nota máxima.

Confira a tabela completa de cursos.
Confira a tabela completa de instituições.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG, com dados do Inep)

Data: 18/11/2011