UFCG sedia premiação da Olimpíada Paraibana de Informática

Aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 18, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, na UFCG, a solenidade de premiação da Olimpíada Paraibana de Informática (OPI). A competição é promovida anualmente pela Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação da UFCG, desde 2008 e visa despertar nos alunos do ensino fundamental, médio e superior o interesse em computação, imprescindível na formação básica dos estudantes atualmente, a partir de uma atividade que envolve desafios motivadores e competição saudável.

A OPI também permite que os competidores possam conhecer de forma mais abrangente a carreira na área, antes de sua escolha para o vestibular. Já para os alunos do ensino superior, visa estimulá-los a aprimorarem e aprofundarem o conhecimento em Programação e Algoritmos. Em 2011, mais de 650 alunos do litoral ao sertão da Paraíba se inscreveram na OPI.

Além disso, a olimpíada preparar e desperta o interesse dos alunos paraibanos para as competições nacionais e internacionais de programação, como as Olimpíadas Brasileira e Internacional de Informática, e a competição internacional de nível superior: ACM/ICPC. Por exemplo, o número de paraibanos premiados nas olimpíadas do ensino fundamental, médio e superior vem aumentando a cada ano. A Olimpíada Paraibana de Informática tem como coordenador o professor Rohit Gheyi, do Departamento de Sistemas e Computação da UFCG.

Na solenidade deste ano, o professor Carlos Ferreira (IME/USP), entusiasta e pioneiro na organização das maratonas de programação no Brasil, proferiu palestra sobre o tema falando um pouco da história, dos projetos futuros e de treinamentos planejados. Além disso, também foram premiados mais de 100 alunos do ensino fundamental, médio e superior.

O ano de 2011 foi muito especial para o estado da Paraíba, conquistando prêmios inéditos tanto no cenário nacional como internacional como:

- Primeiro lugar geral do time da UFCG na maratona da USP;

- Medalha de Ouro do time da UFCG na maratona da Sociedade Brasileira da Computação. O time da UFCG irá representar o Brasil na fase mundial da competição que ocorrerá em Maio na Polônia;

- Medalha de ouro de Felipe Abella (ex-aluno do GEO, e atualmente na UFCG) na Olimpíada Internacional de Informática, maior prêmio obtido por um brasileiro na prestigiada competição.

(Carlos Leão – Asscom CEEI/UFCG)

Data: 18/11/2011