Professor da UFCG recebe prêmio durante Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

O professor Dr. Antônio Gadelha da Costa (foto), do Departamento Materno-Infantil do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS, da UFCG, campus localizado na cidade de Campina Grande, recebeu o prêmio de melhor trabalho completo durante a realização do 51º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, realizado em novembro de 2005, no Rio de Janeiro, com o trabalho Modificações hemodinâmicas nas artérias fetais avaliadas pela Doppler Velocimetria da 22ª à 28ª semana de gestação.

O médico Antônio Gadelha também trabalha no Hospital Universitário Alcides Carneiro - HUAC / UFCG, e no momento faz pós-doutorado na USP, no campus de Ribeirão Preto - SP, na área de Radiologia, com linha de pesquisa voltada para o Doppler Transcraniano. A conclusão do seu estudo é prevista para este ano.

Com mestrado e doutorado sobre o Doppler Fetal, títulos obtidos na Universidade citada, o Dr. Gadelha diz que hoje a avaliação do feto durante a gestação, com a utilização do método Doppler Velocimetria (pela ultra-sonografia com Doppler) é de grande importância para que sejam detectadas alterações fetais que ocorrem nas gestações de alto risco, o que vem facilitar o diagnóstico, permitindo a diminuição dos indíces de mortalidade da mãe e do recém-nascido.

Data: 08/04/2006