Capes assina acordo para inclusão de pós-doutores em universidades alemãs pelo CsF

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, assinou nesta terça-feira, 22, uma carta de intenções com a fundação alemã Alexandre von Humboldt (AvH). O documento pretende maximizar a colocação de pós-doutorandos brasileiros em universidades alemãs no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras

A carta de intenções assinada traz como condição a determinação de um sistema, que permitirá a inclusão de bolsistas de pós-doutorado Capes para um estágio de pesquisa em universidades alemãs ou instituições de pesquisa no sistema de financiamento da AvH. A seleção será baseada em análise dos processos com o consentimento das duas partes e os bolsistas incluídos na iniciativa conjunta serão membros plenos da rede internacional de excelência da Fundação Alexander von Humboldt, a "Família Humboldt", o que permitirá sua participação no sistema constante de financiamento de alunos.

Jorge Guimarães está em missão no exterior até o fim do mês de novembro para promover o programa Ciência sem Fronteiras. O presidente da Capes assinou acordos no Canadá e Estados Unidos e esteve presente em reuniões na França e Alemanha.

AvH

A Fundação Alexander von Humboldt é uma instituição pública sem fins lucrativos, com sede na cidade de Bonn na Alemanha, que tem como objetivo o fomento da investigação científica internacional. A fundação financia a estadia de cientistas e investigadores estrangeiros e o trabalho colaborativo de equipas científicas alemãs e de outros países incentivando o intercâmbio científico e cultural. A AvH é a herdeira directa de Alexander von Humboldt-Stiftung e foi fundada em Berlim no ano de 1860 logo após a morte do cientista que lhe deu o nome.

Acesse o site da AvH.

Ciência sem Fronteiras

O Programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. O programa é fruto de esforço do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio de suas respectivas instituições de fomento –Capes e CNPq –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Saiba mais sobre o Programa Ciência sem Fronteiras.

(Capes)

Data: 23/11/2011