Reitores de universidades portuguesas se reúnem para aderir ao programa Licenciaturas Internacionais

A Universidade de Aveiro em Portugal foi palco, no último dia 21, de um encontro entre autoridades brasileiras e reitores de instituições de ensino superior portuguesas para tratar da adesão de mais universidades do país ao Programa Licenciaturas Internacionais.

O encontro foi mediado pelo diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), João Carlos Teatini, e a representante do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), Rossana Souza e Silva. Ao total, 11 universidades portuguesas demonstraram interesse em aderir ao programa.

O Programa de Licenciaturas Internacionais seleciona projetos de melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores nas áreas de química, física, matemática, biologia, português, artes e educação física. O objetivo é estimular o intercâmbio de estudantes de graduação em licenciaturas em nível de graduação-sanduíche, com apoio do GCUB.

Para os estudantes brasileiros de graduação, cujo período de permanência no exterior deve ser de 24 meses, os benefícios são seguro saúde e auxílio instalação, pagos em uma única vez, no Brasil; bolsa no valor de € 600 por mês; e passagem aérea. Os bolsistas devem ter cursado dois semestres da graduação, ter cursado todo o ensino médio e pelo menos dois anos do ensino fundamental em escolas públicas brasileiras e ter sido aprovado integralmente nos estudos realizados.

Na ocasião de lançamento da iniciativa, O ministro da Educação, Fernando Haddad disse que tem orgulho do programa porque é o primeiro focado, exclusivamente, na formação de professores no exterior. "O projeto faz parte das ações da melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores da educação básica. É importante a vivência de outra cultura educacional", afirmou.

Conheça o programa Licenciaturas Internacionais.

(Capes)

Data: 25/11/2011