Livro sobre a presença indígena no Nordeste reúne artigos de 24 pesquisadores

A professora Juciene Ricarte, da UFCG, é co-autora da obra

A trajetória dos índios nordestinos sob uma interpretação crítica e inovadora é recontada no livro A presença indígena no Nordeste, lançado esta semana na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Recife.

A obra, uma parceria da Fundaj com o Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), reúne artigos de mais de 24 pesquisadores, dentre os quais a professora Juciene Ricarte Apolinário, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Segundo a pesquisadora, o livro, organizado pelo antropólogo João Pacheco de Oliveira, propõe um diálogo interdisciplinar, “refletindo pensamentos críticos em relação à forma preconceituosa e superficial que, de modo geral, os índios do Nordeste brasileiro têm sido vistos pela sociedade”, ressalta.

“São 714 páginas de reflexões, que buscam a compreensão dos fatos históricos que marcaram os séculos 17 e 18, rompendo com paradigmas tradicionais que por muitos anos marcaram a produção do conhecimento da etnologia indígena brasileira”, diz a professora.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 25/11/2011