Programa leva docentes e estudantes da área de tecnologia de manufatura para Alemanha

Publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 30, o novo edital do Programa "Brazilian-German Collaborative Research Initiative on Manufacturing Technology" (Bragecrim). A iniciativa apoia projetos conjuntos de pesquisa e fomenta a mobilidade de docentes e de estudantes de graduação, mestrado, doutorado, além de estágios de pós-doutorado na área de tecnologia de manufatura. As inscrições vão até o dia 16 de janeiro.

O programa Bragecrim é fruto da parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a Deutsche Forschungsgemeinschaft e.V. (DFG) da Alemanha.O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) co-financia a iniciativa. O Bragecrim faz parte das ações Programa Ciência sem Fronteiras.

Esta edição do programa visa selecionar até 20 projetos conjuntos de pesquisa com o início das atividades previsto para junho de 2012. Os projetos devem ser todos na área de tecnologia de manufatura, contemplando, além dos processos e meios de fabricação, montagem e produção, novos materiais, nanotecnologia, eficiência energética dos processos, logística, metrologia e qualidade e outras tecnologias avançadas.

Entre os requisitos para apresentação de propostas estão: ser vinculada a programa de pós-graduação recomendado pela Capes; ser coordenada por docente/pesquisador brasileiro, ou estrangeiro com visto de residência permanente no Brasil, detentor do título de doutor há pelo menos quatro anos; apresentar equipe de trabalho com, no mínimo, dois docentes/pesquisadores doutores.

Para as propostas aprovadas estão previstas missões de trabalho e missões de estudo. Esta última contempla Graduação-Sanduíche, Estágio de pesquisa no exterior para estudante de mestrado, Doutorado-Sanduíche e Pós-Doutorado. Cada proposta deverá conter planejamento das atividades considerando a duração de dois anos.

Mais informações sobre o Programa Bragecrim podem ser obtidas pelo e-mail
bragecrim@capes.gov.br . Acesse o edital.

Ciência sem Fronteiras

O Programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. O programa é fruto de esforço do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio de suas respectivas instituições de fomento –Capes e CNPq –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Saiba mais sobre o Programa Ciência sem Fronteiras.

(Capes)

Data: 01/12/2011