topo_cabecalho
Professora da UFCG vence o prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel

Publicação em braile é agraciada na categoria Pesquisa pelo Ministério da Cultura

 

A professora Rosilene Alves de Melo, do Centro de Formação de Professores, campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Cajazeiras, com o seu projeto de publicação em braile e em áudio do livro "Arcanos do Verso: trajetórias da Literatura de Cordel" é a vencedora na categoria Pesquisa do prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 - Edição Patativa do Assaré.

 

Seu trabalho será a primeira dissertação de mestrado sobre cordel publicado na linguagem do braile no Brasil

 

A entrega da premiação será na tarde dessa quarta, dia 7, no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza-CE, com a presença da ministra Ana de Hollanda e do diretor de Livro, Leitura e Literatura, Fabiano dos Santos, do Ministério da Cultura.

 

Na solenidade será realizada a entrega dos certificados de 200 iniciativas culturais dedicados à criação e produção, pesquisa, formação e difusão da Literatura de Cordel e de linguagens afins como repente, cantoria, xilogravura, coco, entre outras linguagens. 

 

Prêmio

 

O Edital de Literatura de Cordel integra as ações do Programa Mais Cultura, realizadas pelas iniciativas culturais com a diretoria do Livro, Leitura e Literatura, pela secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e pela Fundação Biblioteca Nacional.

 

O Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 - Edição Patativa do Assaré é o primeiro edital lançado pelo MinC nessa área. O Prêmio atende uma importante demanda gerada no Seminário de Políticas Públicas do I Encontro Nordestino de Cordel, realizado 2009, com a participação de escritores, artistas, editores, professores, pesquisadores, gestores públicos, políticos e empresários.


(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)


Data: 05/12/2011