Presidente Dilma Rousseff lança regras do Programa Ciência sem Fronteiras

O lançamento do decreto que regulamenta o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e o anúncio de chamadas públicas para bolsas no exterior serão nesta terça-feira (13) no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença da Presidente da República, Dilma Rousseff.

Também participam da solenidade os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, da Educação, Fernando Hadad, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães.

O decreto define os objetivos do Programa e cria o Comitê de Acompanhamento e Assessoramento, responsável por avaliar o desenvolvimento e divulgar os resultados do CsF, entre outras atividades. Também será instituído o Comitê Executivo, que definirá os valores das bolsas e apoio a projetos, bem como os critérios de seleção dos bolsistas, dentre outras atribuições.

O Programa - Lançado no dia 26 de julho último, o Programa objetiva conceder 100 mil bolsas de estudo até 2014, sendo 75 mil financiadas pelo governo e 25 mil ofertadas pela iniciativa privada. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no país, ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros.

Entre as prioridades estão promover a formação de estudantes brasileiros, permitindo que os alunos vivenciem experiências educacionais e profissionais em áreas prioritárias para o Brasil; ampliar a participação e a mobilidade internacional; promover a cooperação internacional na área de Ciência, Tecnologia e Inovação; e contribuir para o aumento da competitividade das empresas brasileiras, entre outros.

Local: Salão Nobre do Palácio do Planalto

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 09/12/2011