UFCG realiza aulão para estudantes do município de Amparo-PB

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Sumé, realizou o I Aulão de História e Geografia no município de Amparo, no Cariri paraibanos. O objetivo foi diminuir o índice de reprovação dos alunos que irão fazer as provas finais nestas disciplinas.

O evento foi realizado na última terça-feira, dia 6, para alunos do 5º, 6º, 7º, 8º, 9º do ensino Fundamental e 1º ano do ensino Médio da Escola Idelfonso Anselmo da Silva. E as atividades foram desenvolvidas pelos bolsistas do projeto PIBID – Educação do Campo: Ciências Humanas e Sociais, supervisionados pela professora Fabiana Pimentel.

Os conteúdos do aulão de Geografia tiveram foco em questões sobre a região Nordeste e a relação Campo e Cidade. Já o de História, abordou a Grécia Clássica, Alta Idade Média e o Feudalismo na Europa, a Baixa Idade Média e a Crise do Feudalismo.

O projeto faz parte do programa institucional Pibid “UFCG na Educação Básica – Olhares – Diálogos – Interações” que abrange o ensino de História e Geografia contextualizado nas escolas do campo do Semiárido paraibano, como um instrumento de construção da cidadania plena e condição para o desenvolvimento sustentável.

Sob coordenação dos professores Fabiano Custódio de Oliveira e José Luciano Aires Queiroz, as ações do projeto estão sendo desenvolvidos nos municípios de Sumé e Amparo.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 09/12/2011