Fapesq reúne mais de 300 alunos de escolas públicas em evento do Pibic Jr

O Governo do Estado, através da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPESQ) e da Secretaria de Educação, reunirá na próxima quarta-feira (14), em Campina Grande, cerca de 300 alunos do ensino médio de escolas públicas, no evento de encerramento do IC-JR (Programa de Iniciação Científica Júnior) 2010/1011 e assinatura dos Termos de Outorga para os alunos que passaram na seleção do IC-Jr 2012.  O evento será realizado no auditório José Farias de Nóbrega, da UFCG. O evento está programado para começar às 8h30, com término previsto para o meio-dia.

Será uma manhã de atividades científicas. Durante o evento os alunos que concluíram o IC-Jr farão a apresentação dos resultados das pesquisas desenvolvidas por eles e recepcionarão os novos bolsistas que estão ingressando no Programa de Iniciação Científica. Os alunos selecionados para o IC-Jr 2012 assinarão os Termos de Outorga e Aceitação de Bolsas, emitidos pelo CNPq e Fapesq. Haverá também uma exposição dos trabalhos no hall de entrada do auditório.

Entre os projetos que estarão sendo apresentados estão: “Uso de plantas medicinais no tratamento da hipertensão arterial”, “Desempenho agronômico da cenoura orgânica cultivada em ambiente protegido no município de Catolé do Rocha”, “Análise do PH, acidez e açucares totais de qui-sucos de frutas”, “Cyber bulling: questões de direito e da comunicação”, entre outros.

A implantação do IC-JR na Paraíba é fruto de convênio firmado entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e já beneficiou cerca de 800 alunos do ensino médio da Rede Estadual de Ensino, em seis anos de atuação. Cada ano O IC-Jr seleciona 130 bolsistas. Os alunos recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00.

O Edital é operacionalizado pela FAPESQ em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura da Paraíba, com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal de Educação.

Para participar do programa o aluno deve estar concluindo o 1º ano do Ensino Médio em 2011, e estar cursando o 2º ano em 2012, quando concluirá o período da pesquisa de iniciação científica. O aluno deve estudar em escola da rede estadual localizada em município que seja sede de unidade de pesquisa de uma das universidades ou institutos de educação públicos do Estado; possuir frequência igual ou superior a 90%; apresentar média global igual ou superior a 8,0 (oito) no ano em curso e ter disponibilidade de 10 horas semanais para dedicar às atividades da bolsa por um período de um ano.

No ato da inscrição o aluno indica a área de interesse (ciências exatas, ciências da natureza, ciências humanas, etc) para o desenvolvimento da pesquisa. Os alunos são orientados por professores das instituições de ensino superior e pesquisa da Paraíba.

Helda Suene –Asscom FAPESQ-PB (83-3333 2600)

Data: 12/12/2011