CNPq aprova 26 projetos da UFCG

Resultado do Edital 14/2011 - Universal foi divulgado nesta quarta-feira

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou nesta quarta-feira, dia 14, o resultado do Edital 14/2011 - Universal, que visa apoiar financeiramente projetos que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação, em qualquer área do conhecimento.

Da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foram aprovados 26 projetos, sendo 17 na faixa de financiamento até R$ 20 mil, oito na faixa de R$ 20 mil a R$ 50 mil, e um na faixa de R$ 50 mil a R$ 150 mil.

São projetos de 15 áreas de conhecimento, que abordam os mais diversos temas, como o do professor Iranilson Buriti, pós-doutor em História das Ciências e da Saúde, que discute a circulação do conhecimento médico no ambiente escolar paraibano, no período compreendido entre 1919 e 1945.

“Neste período, o saber médico circulou através de cartilhas, de panfletos e campanhas de profilaxia do corpo, mudando os hábitos e costumes dos alunos matriculados em escolas primárias do Estado da Paraíba”, adianta.

As propostas aprovadas em todo o país serão financiadas com recursos no valor estimado de R$ 120 milhões, sendo R$ 50 milhões oriundos do orçamento do CNPq e R$ 70 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Pelo menos 30% dos recursos serão destinados a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

Confira abaixo a relação dos pesquisadores da UFCG que tiveram seus projetos aprovados:

Faixa de financiamento até R$ 20 mil

Maurício Beltrão de Rossiter Corrêa - ENG. ELÉTRICA

Patricia Duarte de Lima Machado - COMITÊ PRESIDENCIA

Faixa de financiamento de R$ 50 mil a R$ 150 mil

Francisco Vilar Brasileiro - COMPUTAÇÃO.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 14/12/2011