Estudante da UFCG conquista medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática

Felipe Gonçalves Assis concorreu com estudantes de 155 instituições de Ensino Superior de todo o Brasil.

O estudante do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Felipe Gonçalves Assis, conquistou a medalha de prata na categoria Nível Universitário da 33ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O paraibano é o único representante do Estado classificado na competição.

A premiação, composta de medalha e certificado, será entregue em janeiro do próximo ano, em data e local a serem definidos pela organização do evento.

A OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impe), com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

A competição é realizada em três fases e, neste ano, contou com a participação de mais de 5,3 mil escolas da rede pública e privada de ensino e 155 instituições de ensino superior, o que implicou na participação efetiva de mais de 190 mil jovens estudantes e seus professores.

Acesse aqui a lista dos premiados da OBM.

A trajetória de Felipe

Felipe Assis já é um veterano em competições. Desde o ano 2000 ele vem participando e conquistando medalhas em competições locais, nacionais e internacionais ligadas às áreas de Astronomia, Biologia, Física e Matemática. Entre as últimas conquistas do estudante, está a medalha de bronze da I Competição Iberoamericana Interuniversitária de Matemática (CIIM) realizada em outubro de 2009 em Bogotá, na Colômbia.

Em junho do mesmo ano foi premiado com a medalha de prata da Competição Matemática Internacional para Estudantes Universitários (International Mathematics Competition - IMC 2009), realizada em Budapeste, na Hungria.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 14/12/2011