Câmara de Ensino aprova projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia de Produção e de Biotecnologia e Bioprocessos do Campus Sumé

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande aprovou nesta quarta-feira (14), os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de Engenharia de Produção e de Biotecnologia e Bioprocessos do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Campus Sumé.

Para o diretor do CDSA, professor Márcio Caniello, essa aprovação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos é mais um passo importante para a consolidação do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido. Neste ano já haviam sido aprovados os PPCs dos cursos de Engenharia de Biossistemas e Tecnologia em Gestão Pública. “Parabenizo aos estudantes e professores por essa conquista”.

“A aprovação do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção do CDSA pela Câmara de Ensino Superior da UFCG é uma vitória que deve ser estendida a todos os que fazem o nosso Centro. É a confirmação de um trabalho inovador e socialmente justo, que visa a uma aprendizagem associada à realidade da região onde o curso está localizado, situando o aluno nas questões sociais vividas pela população da região, e também à realidade mercadológica, desenvolvendo no nosso aluno capacidade e autonomia suficientes para resolver problemas, em um mundo diversificado e interdependente”, destaca o professor Daniel Augusto de Moura Pereira, coordenador do Curso de Engenharia de Produção.

“Ainda neste ano, formei o Núcleo Docente Estruturante, que ainda não existia no Curso de Biotecnologia e, em conjunto com o Colegiado de Curso, iniciamos conversações sobre o formato da graduação e quais modificações melhorariam a sua estrutura curricular, pensando na qualidade dos futuros formandos e na sua empregabilidade”, lembra o coordenador do curso de Biotecnologia, Jean César de Farias Queiroz.

“Modificamos o PPC quase que totalmente e ainda o aprovamos no âmbito do CDSA neste mesmo ano. Foi um trabalho difícil, mas por ser descentralizado (contando com a ajuda de pelo menos dez professores – colegiado mais o Núcleo Docente Estruturante) fizemos um Projeto melhorado, moderno e amplo para atender todas as áreas que a Biotecnologia ou a Engenharia de Bioprocessos possa atuar”.

“Enfim, agradeço a todos os professores do curso de Biotecnologia que contribuíram com este trabalho e convido para que possamos executar, da melhor maneira possível, este projeto pedagógico, a fim de formar profissionais qualificados e com formação diversificada”, conclui.

Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos

O campo de atuação do profissional formado em Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos abrange os setores industriais (alimentício, farmacêutico, químico), agroindustrial e agrícola, além de empresas vocacionadas para o desenvolvimento de produtos por intermédio da biotecnologia. A preservação ambiental associada ao desenvolvimento sustentável, traço marcante do CDSA, também são considerados na formação acadêmica do egresso.

O estudante que opta pelo curso deve ter habilidades para reconhecer problemas ambientais e buscar soluções regionais sustentáveis e se necessário propor o desenvolvimento de novas metodologias de investigação ambiental.

Engenharia de Produção

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar diretamente na redução de custos e melhoria da qualidade dos produtos, cuidando da distribuição e da gestão dos processos produtivos de forma geral com o objetivo maior de proporcionar condições para um desenvolvimento de forma sustentável para o Semiárido, e com isso tendo uma forte preocupação com os sistemas agroindustriais.

Desta forma, o engenheiro de produção possui como característica principal a atuação na produção propriamente dita, ou seja, enquanto as outras engenharias trabalham na fase de invenção dos produtos, dos processos e da tecnologia que serão colocados em prática na produção; o engenheiro de produção entra em cena muito mais para reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos sem desprezar as condições básicas da ergonomia, higiene e segurança no trabalho, além de cuidar da distribuição e da gestão dos processos produtivos de forma geral.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 16/12/2011