UFCG realiza cerimônia de Colação de Grau do campus de Campina Grande

Solenidade reuniu 275 formandos de diversas áreas do conhecimento.

Cumprindo mais uma vez seu papel de formar profissionais aptos para desenvolver suas atividades em prol do desenvolvimento da sociedade, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizou nesta sexta, dia 16, no Centro de Convenções Raymundo Asfora, a Cerimônia de Colação de Grau, período 2011.2, do campus de Campina Grande.

A cerimônia reuniu 275 formandos de diversas áreas do conhecimento – um formando colou grau antecipadamente-, seus amigos e familiares, além de membros da comunidade acadêmica.

Colaram grau alunos dos cursos de Administração, Arte e Mídia, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Desenho Industrial, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, História, Letras, Matemática, Medicina, e Meteorologia.

A solenidade foi aberta pelo coral da UFCG, Coro em Canto, e presidida pelo Pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões.

Paraninfa Geral

Como acontece semestralmente, a UFCG escolhe um professor para ser homenageado como Paraninfo Geral das turmas. Desta vez, a homenageada foi a professora Maria Cristina de Melo Marin, do Centro de Humanidades (CH). A indicação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos na instituição.

A homenageada agradeceu a honraria de ser escolhida como Paraninfa Geral e disse ser um momento muito importante retornar a casa em que viveu mais de 20 anos de sua vida. Em sua fala, parabenizou os formandos pelo cumprimento de mais uma etapa de suas vidas.

“As ferramentas para atuar profissionalmente já lhes foram dadas pela UFCG. Os valores pelos seus familiares. Os desafios, a vida vai se encarregar de impor a vocês”, ressaltou.

Orador

Na sequência, foi dada a palavra ao orador das turmas, o concluinte do curso de Medicina, Solon Lira de Vasconcelos Neto.

“Hoje a UFCG se despede de seus alunos, mas a sociedade recebe diferentes profissionais capacitados para atuar em suas respectivas áreas”. O formando enfatizou ainda a importância de uma educação de qualidade e do papel que os novos profissionais têm em retribuir à sociedade o estudo gratuito e de qualidade que receberam. “Que cada real investido na nossa universidade seja motivo de orgulho. Nossa formação deve ser a prova de que os tributos quando bem aplicados geram desenvolvimento”, disse.

Premiações

Em todas as solenidades de Colação de Grau, os alunos com melhores desempenhos acadêmicos recebem do Centro de Ensino do qual fazer parte uma premiação, em forma de certificado.

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) conferiu ao concluinte do curso de Medicina, Guilherme Porto Lima, o Prêmio Joaquim Amorim Neto.

Já o Prêmio Professor Átila Augusto Freitas de Almeida, conferido pelo Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), ficou com os estudantes Jogli Gidel de Araújo, do curso de Matemática, e Vanessa Dantas Macêdo, do curso de Design, primeiro e segundo lugar, respectivamente.

A partir deste semestre, os centros de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) e de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN) passaram a premiar os seus alunos.

O Prêmio Mario Hattori, do CEEI, foi concedido aos estudantes Jessiedna Araújo de Sá, do curso de Engenharia Elétrica, e  Iury Dewar Cruz de Oliveira Nunes, do curso de Ciência da Computação.

A estudante Carla Barbosa Pereira, do curso de Engenharia Agrícola, garantiu o Prêmio Lynaldo Cavalcante de Albuquerque, concedido pelo CTRN.

Encerramento

Encerrando a cerimônia, Vicemário Simões, parabenizou os formandos e familiares, e elencou, em seu discurso, os desafios da educação brasileira, que deve estar intrinsecamente ligada ao ensino-aprendizagem, a pesquisa, a pós-graduação, a produção científica e a extensão.

“Neste momento eu gostaria de sair do protocolo e desejar um Feliz Natal cheio de fé, força, perseverança, saúde, paz. Que possamos celebrar esta data com o sentido real do Natal e que o Ano Novo seja cheio de renovação”, finalizou.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 19/12/2011