Edital do CNPq aprova dois projetos de pesquisa da UFCG

Propostas visam contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) teve dois projetos de pesquisa aprovados pelo Edital 07/2011 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O edital selecionou propostas que visam contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País, nas áreas das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

Pelo comitê de assessoramento em Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia foi aprovado o projeto Sub-bacia hidrográfica do Rio do Peixe/PB: Direito, Política e Gestão, que será coordenado pelo professor doutor Erivaldo Moreira Barbosa, do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), campus de Sousa.

O projeto visa investigar a política e a gestão de recursos hídricos da Sub-bacia do Rio do Peixe em suas dimensões jurídico-institucional e ambiental a partir da Reforma do Estado brasileiro em meados de 1990 do século XX.

“Será um projeto multidisciplinar que contará com pesquisadores do CCJS, do Centro de Humanidades, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais da UFCG e um pesquisador da UFPB. Trabalharemos com profissionais da área jurídica, social, administrativa, de exatas e da história para fazermos um levantamento completo daquele local e dar um diagnóstico que contribua para diminuir a degradação da sub-bacia”, revela Barbosa.

O outro projeto aprovado da UFCG, desta vez, pelo comitê de assessoramento em História, foi o do professor Iranilson Buriti de Oliveira, do Centro de Humanidades (CH), campus de Campina Grande.

O projeto A saúde das expressões faciais: história cultural do sorriso (Parahyba, 1919 – 1945), vai analisar as aproximações entre os discursos médico-odontológico e o educacional, tomando como referência temporal o período compreendido entre 1919 e 1945, no Estado da Paraíba. Nessas aproximações, serão problematizados o saber odontológico na orientação do saber pedagógico e sua recepção no discurso dos educadores.

“Como fontes, iremos analisar os escritos de políticos (presidentes de Estado e presidentes da União) sobre a higiene e a educação bucal e a instalação dos gabinetes dentários nos grupos escolares, os textos jornalísticos e os da Revista Era Nova e Revista do IHGP assinados por cirurgiões-dentistas, educadores e demais autoridades públicas, bem como os documentos referentes às reformas educacionais no Brasil e na Paraíba no referido período”, explica Oliveira.

A previsão é que os dois projetos sejam iniciados em janeiro de 2012 e executados no prazo máximo de 24 meses.

Acesse aqui o resultado.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 21/12/2011