7 dicas para planejar seus estudos

Confira 7 passos que vão te ajudar a organizar um bom plano de estudos para passar 2012 sem se apavorar com as provas

Se uma das suas resoluções de ano novo é melhorar na escola, faculdade, curso ou o que seja, você vai precisar ser organizado. Muitas promessas acabam ficando esquecidas ao longo do ano, mas essa é uma que pode te ajudar muito.

Para conseguir passar um ano tranqüilo e sem sustos, é essencial ter um bom plano de estudos, que te mantenha concentrado nas suas prioridades. Veja 7 dicas que podem te ajudar com isso:

1. Se organize

Mantenha um diário onde você vai anotar o que achou mais fácil e o que achou mais difícil. Isso vai te ajudar a identificar seus pontos fracos e fortes, saber onde você precisa melhorar e o que precisa manter no mesmo nível. Organize também os materiais que vai precisar durante os estudos e encontre um bom local para estudar, que seja bem iluminado e silencioso.

2. Crie um esquema

Tente criar um modelo com cores ou marcadores para os seus estudos. Vermelho para o que precisa melhorar, azul para o que está em ordem, verde para o que você é realmente bom. Isso vai te ajudar a manter as ideias claras na sua cabeça.

3. Encontre seu estilo

Identifique o modo como é mais fácil para você aprender e coloque isso em prática. Isso vai melhorar os seus hábitos diários de estudo e fazer com que você use seu tempo de forma muito mais proveitosa.

4. Converse com o seu orientador sobre os seus horários

Talvez a maneira como o seu horário de aulas está dividido não seja boa para você. Converse com ele e pergunte se existe alguma chance de reorganizar algumas aulas para facilitar seu método de aprendizado.

5. Reveja sua programação

Exclua atividades extracurriculares que não te ajudam a alcançar os seus objetivos. Mantenha apenas aquelas que têm alguma utilidade para você e as que você faz por hobby. Isso vai te fazer pensar nas suas prioridades.

6. Melhore a sua escrita

Professores não têm paciência para conversar com você sobre a sua escrita ruim. Não é sua obrigação ser um Machado de Assis, mas você sempre pode melhorar. Aprenda pelo menos o básico: como organizar as informações dentro de um texto e título. E escrever bem é essencial para qualquer matéria, não apenas português e redação.

7. Monte um grupo de estudos

Inclua pessoas com habilidades nas mais variadas matérias. Você pode ajudar alguém com dificuldades em matemática e aprender muito com uma pessoa que é ótima em história. Isso vai te ajudar a passar o seu conhecimento e entender o que talvez o professor não tenha deixado tão claro.

Além disso, é importante manter as perspectivas ao longo do ano. Se você está encontrando dificuldades mesmo com a ajuda do plano de estudos, procure entender que notas não são tudo. A sua participação e desenvolvimento em sala de aula também contam muito na avaliação dos professores.

Dê a você os créditos por estar fazendo o seu melhor. Mesmo que as suas notas não estejam tão boas quanto você gostaria, é importante reconhecer que você está fazendo o melhor que pode. Uma boa opção é identificar os seus pontos fortes e fazer deles os melhores.

E não faça com que os professores tenham a ideia errada sobre você. Conversar sobre uma nota ruim é sempre bom, mas não faça disso um hábito ou você pode virar “o reclamão”. Ao invés disso, procure entender onde você ficou devendo e trate de melhorar isso.

(Universia)

Data: 28/12/2011