Cônsul da Itália quer parceria da UFCG com a Fiat

Francesco Piccione foi recebido nesta quinta pelo reitor Thompson Mariz

O cônsul da Itália no Recife, Francesco Piccione, visitou na manhã desta quinta-feira, dia 2, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Em audiência com o reitor Thompson Mariz, o vice-reitor Edilson de Amorim e o assessor internacional da UFCG, Michel Fossy, falou sobre a instalação da montadora italiana Fiat na cidade pernambucana de Goiana, e das possibilidades de parceria dessa indústria automobilística com a universidade.

“Será aberto um expressivo campo de pesquisas e estágios para as universidades nordestinas, e os engenheiros da UFCG, considerando o reconhecido potencial acadêmico e técnico-científico da instituição, têm grande possibilidade de se sobressairem”, comentou o cônsul.

O encontro resultou na criação de um grupo de trabalho, coordenado pelo professor Fossy, para que a universidade interaja com o consulado na busca de caminhos e instrumentos de parceiras entre a UFCG e instituições italianas, nas diversas áreas do conhecimento.

Foram evidenciadas ainda as circunstâncias favoráveis advindas com o Momento Itália-Brasil 2011-2012, evento firmado pelos governos dos dois países, consolidando a afinidade entre os dois povos, como também registrado o credenciamento do Centro Cultural Dante Alighieri, no Recife, para o teste de proficiência em Italiano dos candidatos ao Programa Ciência sem Fronteiras.

(Assessoria de Comunicação - UFCG - 02.02.12)

Data: 02/02/2012