topo_cabecalho
Capes divulga portarias que regulamentam Estágio Sênior e Estágio Pós-Doutoral no Exterior

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga as portarias nº 9 e 10 de fevereiro de 2012, que aprovam respectivamente o Regulamento do Estágio Sênior no Exterior e o Regulamento do Estágio Pós-doutoral no Exterior. Nos regulamentos estão descritas as disposições gerais de cada programa e informações sobre inscrições e processo seletivo, implementação das bolsas e obrigações dos beneficiados.

 

Programas


O Programa de Estágio Sênior visa oferecer bolsa no exterior para a realização de estudos avançados a pesquisadores ou docentes que obtiveram doutoramento há oito anos ou mais. O programa é voltado para doutores que possuam produção científica consistente e vínculo empregatício com instituição brasileira de ensino ou pesquisa, objetivando a execução de projetos conjuntos, criação de parcerias e/ou trabalhos em rede de pesquisa, de forma a contribuir para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e pós-graduação nacionais, por meio de sua produção intelectual e laboral continuada no Brasil.

 

Já o Programa de Estágio Pós-Doutoral oferece bolsas no exterior para a realização de estudos avançados aos pesquisadores com menos de oito anos de formação doutoral, que possuam vínculo, empregatício ou não, com instituições de ensino ou pesquisa no Brasil, visando à internacionalização de forma mais consistente, aprimorando sua produção e qualificação científicas e desenvolvendo seus métodos e teorias em parceria com pesquisadores estrangeiros de reconhecido mérito científico.

 

(Capes)


Data: 14/02/2012