Olimpíada Brasileira de Matemática 2012 recebe inscrição até março

A inscrição para participar da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2012) está aberta até o próximo dia 30 de março. O evento é destinado a alunos do ensino médio e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental que estejam matriculados em escolas públicas municipais, estaduais ou federais. As escolas devem fazer a inscrição dos seus alunos pelo site da competição .

O objetivo da competição é estimular o gosto pela matemática por meio de problemas que despertem interesse no aluno e no professor. Na primeira fase, em 5 de junho, os alunos serão testados com 20 questões de múltipla escolha, aplicadas na própria escola. As correções são feitas pelos professores com base nas instruções e gabaritos elaborados pela Obmep. A segunda fase, que envolve de seis a oito questões discursivas em locais indicados pela organização, será em 15 de setembro. Em 2011 mais de 40 mil escolas aderiram à competição, somando mais de 18 milhões de alunos inscritos.

A Obmep premia alunos, professores, escolas e secretarias de Educação. O resultado será divulgado em 30 de novembro. Serão concedidas aos alunos 500 medalhas de ouro, 900 de prata e 3.100 de bronze, além de certificados de menção honrosa. Os professores e as escolas serão premiados de acordo com o desempenho, e seus alunos e as secretarias, de acordo com o desempenho das escolas da sua região.

Os alunos medalhistas também têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep), que dá direito a uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Este ano, o número de bolsas oferecidas passou de 3.200 para 4.500. Há também o Programa de Iniciação Científica e de Mestrado (Picme), oferecido por diversas instituições de ensino superior.

A Obmep 2012 é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Informações e regulamento estão disponíveis no site da olimpíada ou pelos telefones (21) 2529-5084 (21) 2529-5084.

Vencedores de 2011 - A competição do ano passado entregou 500 medalhas de ouro, 900 de prata e 1.800 de bronze, além de 30.002 menções honrosas. Também receberam prêmios 131 professores, 117 escolas e 60 secretarias de Educação.

Confira a lista.

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 15/02/2012