Brasil participa na França de feira de inovação tecnológica

O Brasil é o país convidado de honra da França para participar no próximo mês, em Paris, de uma feira que reúne universidades e empresas com o objetivo de divulgar projetos de inovação tecnológica e oferecer bolsas de empregos a estudantes. Uma comitiva de reitores de universidades públicas brasileiras e de cinco institutos federais de tecnologia também estará na capital francesa, entre 12 e 16 de março, para participar de encontros com autoridades educacionais da França e de debates sobre o Ciência sem Fronteiras.

Lançado pelo governo federal em 26 de julho de 2011, o Programa Ciência sem Fronteiras prevê a concessão de até 100 mil bolsas até 2015. No acordo assinado em dezembro do ano passado com o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o governo francês se comprometeu a oferecer vagas para 10 mil bolsistas brasileiros de graduação.

Esse número, no entanto, deve aumentar com oferta de bolsas também para a pós-graduação. “Há possibilidade de acordo numa nova negociação para a oferta de 2 mil a 2,5 mil bolsas para doutorado até 2015”, adianta Jean-Paul Rebaud, conselheiro de cooperação e ação cultural da Embaixada da França no Brasil.

A França já era, historicamente, o principal país de destino dos estudantes e pesquisadores brasileiros. Agora com o Ciência sem Fronteiras, o número de bolsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a universitários interessados em estudar em instituições francesas vai aumentar.

“Hoje, há 4 mil estudantes brasileiros na França fazendo mestrado e doutorado, sendo que metade são bolsistas”, acrescenta o conselheiro. O ensino superior francês é reconhecido pela excelência, principalmente nas áreas de engenharias e de ciências agrícolas.

De acordo com informações da Capes, o programa Capes-Brafitec concede bolsas na modalidade graduação-sanduíche nas áreas de engenharias. Atualmente, 528 bolsistas estão na França por este programa e a previsão para 2012 é conceder mais 900 bolsas, totalizando 1.428.

Os primeiros estudantes brasileiros, na modalidade graduação sanduíche, chegam à França em julho, para curso de aperfeiçoamento na língua francesa. Inscreveram-se 1.983 universitários no edital lançado pelo Ciência sem Fronteiras, que serão agora selecionados pela Capes. O ano letivo universitário na França inicia-se em setembro. Na França, há 85 universidades públicas de ensino superior e a perspectiva é de que pelo menos a metade ofereça vagas a bolsistas brasileiros.

(MEC)

Data: 16/02/2012