CNPq abre inscrição para o Prêmio José Reis 2012

Concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica é destinado aos que contribuíram significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia, a Pesquisa e a Inovação mais conhecidas do público. A inscrição para a 32º edição do Prêmio está aberta até 18 de maio próximo.

Neste ano, a categoria é Instituição e Veículo de Comunicação, que premiará a instituição (pesquisa e ensino, centros e museus de ciência e tecnologia, órgãos governamentais, instituições culturais, organizações não-governamentais e empresas públicas ou privadas) ou veículo de comunicação coletiva que tenha tornado acessível ao público conhecimento sobre Ciência e Tecnologia e seus avanços. O Troféu à entidade agraciada será entregue na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que este ano se realiza em julho na Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

A documentação necessária para se candidatar é: ficha de inscrição; currículo atualizado na Plataforma Lattes; justificativa em que se evidencie significativa contribuição à divulgação científica e tecnológica; apresentação de trabalhos, no mínimo cinco e no máximo dez, considerandos os mais importantes e relevantes. A inscrição deve ser encaminhadas ao CNPq – Serviço de Prêmios - SHIS Quadra 01 Conjunto B - Bloco B, 1º andar, Edifício Santos Dumont, Lago Sul, Brasília - DF, CEP 71605-001.

História

O prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, falecido em 2002, aos 94 anos. É concedido anualmente em sistema de rodízio a três categorias: Divulgação Científica e Tecnológica, Jornalismo Científico e Instituição e Veículo de Comunicação.

A diversidade dos vencedores ao longo de sua história - entre os quais veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais - comprova a importância do Prêmio José Reis em motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica no Brasil.

Para saber mais consulte o site: www.premiojosereis.cnpq.br, ou o endereço eletrônico prêmios@cnpq.br

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 06/03/2012