Programa Mulheres Mil está nas 27 unidades da Federação

Mais de 10 mil brasileiras já são atendidas pelo programa Mulheres Mil. O diferencial do programa é trabalhar a questão de gênero, aliada à profissionalização e à elevação de escolaridade. Presente em todo o país, o Mulheres Mil é uma política pública já executada em 112 campus de institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

A meta do programa, que hoje integra o Brasil Sem Miséria, do governo federal, é promover, até 2014, a emancipação social, econômica e educacional de 100 mil brasileiras.

Entre as beneficiárias do programa, estão mulheres como Maria Selma da Silva, 43 anos, que participou do projeto-piloto, entre 2008 e 2010, em Fortaleza, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. “Participar do programa foi um diferencial em minha vida. Essa mulher que sou hoje nem sequer falava e agora tenho autoestima”. Para ela, quem participa do Mulheres Mil ganha pelo resto da vida. “A gente aprende e passa a valorizar o que aprendeu”, afirma.

Maria Selma, que fez o curso de camareira, conta que estava há 15 anos sem trabalhar e pouco tempo após terminar a capacitação profissional conseguiu emprego em um hotel. Hoje, já no final do ciclo da educação de jovens e adultos, planeja seguir em frente. “Pretendo fazer o Enem e entrar em uma faculdade”, anima-se.

Para este ano, o Ministério da Educação prevê a abertura de pelo menos 20 mil novas vagas para atender brasileiras em situação de vulnerabilidade social. A próxima chamada pública está prevista para este mês e deve contemplar 100 unidades de institutos federais. Com isso, serão mais de 200 núcleos do programa em todo o Brasil, média de, aproximadamente, um para cada dois campus de institutos federais.

Homenagem - Nesta quinta-feira, 8, as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica promovem uma série de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As ações, em sua maioria ligadas ao programa Mulheres Mil, incluem aulas inaugurais, palestras para conscientização sobre saúde, debates a respeito do papel da mulher na sociedade, além de atividades culturais, oficinas e cursos.

(MEC)

Data: 08/03/2012