topo_cabecalho
CNPq firma parceria com instituição sueca no âmbito do Ciência sem Fronteiras

No âmbito do Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), na tarde da última terça-feira (6), foi assinado acordo de cooperação entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Centro de Pesquisa e Inovação sueco-brasileiro (Cisb) para promover o intercâmbio internacional de estudantes e pesquisadores.

 

O evento teve a participação do presidente do CNPq, Glaucius Oliva, do diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Manoel Barral Netto, do diretor executivo do Cisb, Bruno Rondani, e do diretor da empresa Aeroplano Sueco Limitada (SAAB AB), Hâkan Buske.

 

O Plano de Trabalho visa a estimular a atividade científica e tecnológica entre Brasil e Suécia nas áreas contempladas pelo CsF. Fica acordado que o CNPq concederá até 100 bolsas nas seguintes modalidades: pós-doutorado, doutorado sanduíche, estágio sênior e treinamento no exterior. A duração das bolsas varia de seis meses a dois anos, dependendo da modalidade, e os pesquisadores brasileiros deverão participar de projetos de P&D&I e/ou realizar seu treinamento na SAAB ou nas instituições de pesquisa parcerias.

 

O Cisb, com o apoio da SAAB e das instituições de pesquisas vinculadas, garante aos participantes três meses de estágio ou participação em projetos de inovação industrial e se compromete a complementar o valor das bolsas com a mesma quantia aportada pelo CNPq.

 

Para informações sobre o CsF acesse www.cienciasemfronteiras.gov.br

 

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)


Data: 08/03/2012