UFCG inaugura hoje Laboratório de Membranas Cerâmicas

Cerimônia acontece às 15h, no campus de Campina Grande

Será inaugurado nesta sexta, dia 16, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Laboratório de Membranas Cerâmicas (LABCEM). A cerimônia de inauguração acontecerá às 15h no campus de Campina Grande. O novo laboratório está localizado em anexo ao Laboratório de Referência em Dessanilização (LABDES).

Construído em uma parceria da UFCG, com a Petrobras e a Atecel, o novo laboratório contribuirá para o desenvolvimento de novos materiais e aproveitamento dos recursos naturais da região. Pioneiro no país, promoverá a capacitação de técnicos e a formação de novos profissionais.

“Serão realizadas pesquisas para o desenvolvimento de membranas cerâmicas destinadas à indústria farmacêutica, de bebidas e de tecidos. Bem como, para o tratamento de águas superficiais e subterrâneas”, explica o pesquisador Kepler Borges França.

Na indústria petrolífera as membranas cerâmicas são utilizadas na separação de água e do óleo ou no tratamento de águas produzidas na extração do petróleo, entre outras aplicações.

O laboratório dispõe de uma série de equipamentos, a exemplo de extrusora, estufa, forno, agitadores e sistemas de bancada para teste com as membranas. Serão beneficiados com o laboratório estudantes de graduação e pós-graduação de cursos de Engenharia Química e Engenharia de Materiais.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG - 15.03.12)

Data: 15/03/2012