Laboratório de Membranas Cerâmicas é inaugurado na UFCG

Unidade de pesquisa foi construída em parceria com a Petrobras e a Atecel

“Empreendedorismo e criatividade são marcas do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)”, disse o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, ao inaugurar na tarde desta sexta, dia 16, o Laboratório de Membranas Cerâmicas (Labcem). “Um centro vanguardista, desde o seu nascimento, que sempre liderou o processo de conhecimento, pesquisa e ensino da pós-graduação”,  ressaltou ao falar da satisfação de ver mais um laboratório pioneiro no país sendo instalado no campus de Campina Grande.

Construído em uma parceria da UFCG, com a Petrobras e a Atecel, o novo laboratório será coordenado pelo pesquisador Kepler Borges França, e contribuirá para o desenvolvimento de novos materiais e aproveitamento dos recursos naturais da região, promovendo a capacitação de técnicos e formação de novos profissionais.

Suas pesquisas contribuirão para o desenvolvimento de membranas cerâmicas destinadas às indústrias farmacêutica, têxteis e de bebidas, bem como para o tratamento de águas superficiais e subterrâneas. Na indústria petrolífera, as membranas cerâmicas são utilizadas na separação de água e do óleo ou no tratamento de águas produzidas na extração do petróleo, entre outras aplicações.

O Labcem está localizado em anexo ao Laboratório de Referência em Dessanilização (LABDES) e dispõe de uma série de equipamentos, a exemplo de extrusora, estufa, forno, agitadores e sistemas de bancada para teste com as membranas. Com o novo laboratório, serão beneficiados estudantes de graduação e pós-graduação de cursos de Engenharia Química e Engenharia de Materiais.

(Ascom/UFCG)

Data: 16/03/2012