UFCG abre inscrições para Concurso de Redação e Artigo Científico sobre o Semiárido

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Programa de Estudos e Ações Para o Semiárido (PEASA), está com  as inscrições abertas para o 3º Concurso de Redação e Artigo Científico "Expedição do Semiárido".

As inscrições vão até o dia 23 de abril de 2012. Podem concorrer na Categoria Redação alunos do ensino médio e técnico profissionalizante e na Categoria Artigo Científico alunos de graduação e pós-graduação (devidamente matriculados).

Os alunos que tiverem seu trabalho selecionado ganharão uma viagem de oito dias, seguindo um roteiro por cidades do Semiárido da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, conhecendo as belezas da caatinga, a vida do homem do campo, áreas turísticas, projetos de agricultura familiar, trilhas e aulas de campo em pleno Semiárido.

Vão apreciar o ar puro da mata, por exemplo, na trilha até a Pedra da Boca (Araruna), admirar paisagens belíssimas como o por do sol no Lajedo de Pai Mateus (Cabaceiras), enriquecer seus conhecimentos sobre as região semiárida nas aulas com o prof. doutor em Recursos Naturais Daniel Duarte, do alto do Pico do Jabre (Matureia), e se deliciar com as comidas regionais, apreciar o artesanato de cada localidade visitada, entre outras atividades incluídas no roteiro.

O prêmio Expedição do Semiárido integra o PEASA/MISA/UFCG, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) como realizadores do concurso, em parceria com o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sebrae-PB, Governo do Estado/PBTUR, EdUEPB, Comprov e Lokmaq.

As redações abordarão os seguintes temas: Desenvolvimento Sustentável no Bioma Caatinga; Centenário de Luiz Gonzaga e sua Influência na Cultura do Semiárido; Alternativa Econômica para Convivência Com o Semiárido, e Técnicas Alternativas e Apropriadas ao Semiárido.

A redação será presencial e o tema será sorteado no dia de realização da mesma. Já os artigos científicos podem abranger um dos seguintes temas: Desenvolvimento Sustentável; Meio Ambiente; Cultura Popular; Produção Agropecuária Familiar e Comunitária; Agregação de Valor Através da Agroindústria; Aproveitamento Sustentável dos Recursos Naturais; Recomposição da Vegetação Nativa; Aspectos Socioeconômicos, Antropológicos, Históricos e Geográficos da Região e deverão ser enviados para o PEASA/MISA/UFCG.

Estão sendo disponibilizadas 07 vagas para alunos do ensino médio (escolas públicas), 07 vagas para alunos do ensino médio (escolas privadas), 04 vagas para alunos de escolas técnicas profissionalizantes (públicas ou privadas) e cinco vagas para alunos de graduação ou pós-graduação (instituições de ensino superior públicas ou privadas). O professor que orientar o(s) aluno(s) candidato(s) na Categoria Redação também ganhará a viagem como prêmio, acompanhando seu(s) aluno(s).

De acordo com o cronograma do concurso: Os artigos científicos deverão ser entregues até o dia 07 de maio de 2012; o resultado da 1ª fase com os 10 melhores artigos será divulgado no dia 18 de maio; a redação será realizada no dia 20 de maio; a defesa dos artigos científicos para avaliação da comissão ocorrerá no dia 23 de maio e o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 25 de junho. A premiação e entrega dos certificados acontecerá no dia 28 de junho e a realização da expedição será de 15 a 22 de julho de 2012.

O Regulamento completo e a Ficha de Inscrição estão disponíveis no portal www.expedicaosemiarido.org.br. Mais informações pelo telefone (83) 2101.1591.

(Asscom - PEASA/MISA/UFCG)

Data: 22/03/2012