UFCG vai difundir tecnologias sociais adaptadas para o desenvolvimento do Semiárido

Serão selecionadas 200 tecnologias, subdivididas em quatro manuais. Inscrições vão até o dia 31 de outubro.

Com o objetivo de resgatar e disseminar tecnologias multidisciplinares existentes e testadas para o desenvolvimento do semiárido brasileiro, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) recebe até o dia 31 de outubro projetos de todo o Nordeste para elaboração de manuais.

Serão selecionadas 200 tecnologias, subdivididas em quatro manuais com os seguintes temas: Captação, conservação e utilização de água, Produção, conservação e utilização de alimentos para humanos ou animais, Conservação dos recursos naturais e Tecnologias Apropriadas.

Cada tecnologia apresentada deverá conter uma média de quatro laudas, que deve ter a finalidade, a classificação da tecnologia e o tema na qual ela se encaixa. A descrição da tecnologia deve ser enviada por correspondência, fax, ou para o e-mail projetonepd@yahoo.com.br. Serão aceitas fotos, vídeos ou desenhos das tecnologias sociais, por meio de CD, DVD ou via e-mail. O autor da tecnologia deverá enviar ainda declaração de autorização para publicação no manual.

O projeto Difusão de tecnologias sociais adaptadas para o desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro é uma realização da UFCG, com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Governo Federal, e o apoio do Instituto nacional do Semiárido (INSA), da empresa de Assistência Técnica e extensão Rural (EMATER), da Academia Brasileira de Extensão Rural e da Associação Brasileira de educação Agrícola Superior (ABEAS).

Escolha o tema da sua invenção e mande foto, vídeo, desenho ou carta para o seguinte endereço:

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola

Rua: Aprígio Veloso, 882, Bairro Universitário

CEP: 58.428-140. Campina Grande – PB

As propostas devem ser encaminhas sob os cuidados dos professores Dermeval Araújo Furtado e José Geraldo Baracuhy. Para mais informações, ligue: (83) 2101.1486/1491 ou envie fax para (83)2101.1490.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG – 28.03.12)

Data: 28/03/2012