Coro de Câmara da UFCG vai apresentar Concerto da Paixão no próximo sábado

Espetáculo será realizado no Mosteiro das Clarissas a partir das 18h

Marcando o início das celebrações da Semana Santa na cidade, o Coro de Câmara da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai apresentar no próximo sábado, dia 31, no Mosteiro das Clarissas, o II Concerto da Paixão.

O espetáculo, que combina música e espiritualidade, terá início às 18h, na capela, com a interpretação da obra Lux Aeterna, do norte-americano Morten Lauridsen, uma composição que fala da luz em diversas passagens bíblicas e textos religiosos. A versão tocada será uma redução para piano e contará com a participação do pianista Glauco Tássio.

“A ideia de realizar concertos no Mosteiro das Clarissas teve início há dois anos, quando a instituição completou 60 anos de instalação em Campina Grande”, comenta o regente e professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vladimir Silva.

Segundo o maestro, a arquitetura da capela é muito propícia para a música vocal, “sobretudo a música sacra”, diz, destacando a receptividade das irmãs enclausuradas, que vivem no mosteiro há várias décadas, para o sucesso das apresentações. “Elas também participarão do Concerto da Paixão interpretando quatro peças sacras contemporâneas”, adianta.

Coro de Câmara

O Coro de Câmara de Campina Grande foi fundado em março de 2010 e tem se dedicado à interpretação de repertório eclético, que inclui obras da renascença ao período contemporâneo, peças para coro a cappella e com acompanhamento orquestral.

Dentre as atividades programadas para este ano, está a montagem da emblemática Cantata para Alagamar, de José Alberto Kaplan e W. Solha, a apresentação do espetáculo Serenata para Lua, em homenagem a Luiz Gonzaga, e uma viagem para os EUA, onde representará o Brasil na Texas A&M University Commerce.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 29.03.12)

Data: 29/03/2012