Os principais erros do brainstorm e como consertá-los

Brainstorming é uma maneira ótima de buscar a inovação e empregar a criatividade, mas confiar demais nessa ferramenta pode ser ineficiente. Confira algumas dicas para fazer um brainstorm efetivo.

O uso do brainstorm é comum para a geração de novas ideias entre grupos e equipes. Essa ferramenta é usada frequentemente nos negócios e também para questões pessoais como a decisão da carreira, o destino de uma viagem e até mesmo em que restaurante ir. Porém, diferentes pesquisas revelam que o uso do brainstorm produz menos ideias e em menor qualidade do que quando os indivíduos trabalham sozinhos.

Alguns dos motivos para isso podem ser o descaso ou preguiça de algumas pessoas quando reunidas em grupos para a geração de ideias e a estagnação da criação, já que quando uma pessoa fala, as outras devem parar e ouvi-la, o que bloqueia momentaneamente a produção de novas ideias e pensamentos.

Se você deseja fazer sessões de brainstorm em seu trabalho, escola ou para qualquer outra função, confira algumas dicas de como torná-lo efetivo:

1) Prepare-se

Não espere a hora da reunião chegar para pensar no assunto. Pesquise, veja o que já foi feito e liste suas ideias iniciais. Além disso, organize quais são os objetivos das ideias que você e seus colegas desejam gerar e baseie-se nisso para não perder o foco.

2) Analise os problemas

Quando algum problema surgir, organize os membros do grupo para que vocês possam resolver esses desafios de forma efetiva. Se estiverem com dificuldades, façam mais pesquisas e tentem reorganizar os pensamentos de forma que possam obter novas perspectivas e opiniões.

3) Faça intervalos

Não deixe que as reuniões tomem um tempo muito longo. Faça intervalos e estabeleça objetivos para cada bloco de tempo. Mudem de ambiente, façam uma caminhada ou saiam para comer alguma coisa e só voltem quando a mente estiver preparada novamente.

(Universia)

Data: 30/03/2012