Equipe da UFCG fica em oitavo lugar em competição nacional de bajas

Baja SAE Brasil reuniu mais de 70 equipes de universidades de todo o país

A equipe Parahybaja, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), fez bonito na 18ª competição Baja SAE Brasil-Petrobras e conquistou a oitava colocação na competição, realizada semana passada em Piracicaba, SP, reunindo mais de 70 equipes de universidades de todo o país.

“Foi a melhor posição de uma equipe paraibana na competição, desde a sua criação”, comemora Nayara Fernanda, aluna do 10º período de Engenharia Mecânica, que integra a equipe juntamente com 22 outros estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Desenho Industrial.

O protótipo, feito de estrutura tubular em aço, foi denominado pelos estudantes de DX-Final Edition e já havia sido testado em uma competição regional realizada em Camaçari, na Bahia, no ano passado. Ao todo, foram gastos R$12 mil na construção do carro, arrecadados entre os alunos do projeto e com patrocinadores.

“Durante a competição, são avaliados vários itens, como o projeto do carro, tração, aceleração, velocidade máxima, finalizando com o enduro de resistência, de quatro horas de duração, em pista de terra com muitos obstáculos e barro”, explica o piloto da equipe, Vinícius Leão.

Até o veículo estar preparado para ir à pista, foram vários meses de trabalho duro, nos laboratórios da universidade, seguidos de três dias de viagem até Piracicaba, em ônibus da UFCG. “Durante os quatro dias de competição, ficamos acampados no kartódromo, cuidando dos últimos detalhes. Foi muito difícil, mas valeu a pena”, diz Nayara, destacando a união de todos em torno do objetivo como o fator mais importante da viagem. “Mais do que a premiação, o grande aprendizado foi o valor do trabalho em grupo e da superação”, destaca.

Além de Nayara, participam da equipe os alunos Pedro Espíndola, Nayane Queiroz, Raphael Silva, Vinicius Leão, Igor Leão, Ernildo Farias, Ricardo Chinarro, Edjan Tomaz, Demilton Alcântara, Caio Luiz, Raquel dos Anjos, Diego David, Maria Gabriela, Klivisson Dennison e Eduardo Alves.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 03/04/2012