Câmara Municipal homenageia UFCG em seus 10 anos de criação

Solenidade aconteceu na noite desta segunda, dia 9.

Dando início às comemorações dos 10 anos de criação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Câmara Municipal realizou na noite desta segunda, dia 9, uma sessão solene em homenagem à instituição. A propositura, do vereador Rodolfo Rodrigues (PR), foi aprovada por unanimidade pelos vereadores da Casa de Félix Araújo.

Diante de uma plateia repleta de dirigentes da universidade, professores, servidores técnico-administrativos e alunos, além de diversas autoridades, Rodrigues falou da felicidade em homenagear a UFCG pelos seus 10 anos, uma vez que a instituição sempre fez parte de sua vida.

“Não me formei profissionalmente na instituição, mas minha formação pessoal vem da UFCG, uma vez que meus pais são servidores da universidade. É com grande honra que presto esta homenagem a esta instituição que dissemina a prática do saber científico e tecnológico e contribui de forma inegável para o desenvolvimento de Campina Grande, da Paraíba e do Brasil”, ressaltou.

Na sequência, o professor José Cezário de Almeida, diretor do Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras, falou em nome de todos os diretores da instituição. Além dos números que revelam o crescimento da UFCG nestes 10 anos, ressaltou a importância social da universidade.

“A instituição busca incessantemente a consolidação de um Ensino Superior socialmente referenciado e objetiva cumprir seu papel social primordial, que é gerar e difundir conhecimento, allém de conceber que a produção e socialização do conhecimento são meios para a construção de um projeto histórico de sociedade”, disse.

No plenário, o vice-reitor Edilson Amorim pontuou os momentos que marcaram a história da criação da UFCG, a exemplo das resistências de alguns centros na criação da nova universidade. ”Explica-se a resistência: no final dos anos 90, as universidades brasileiras viviam uma experiência ingrata. Foi um período de autonomia sem apoio. Hoje, a expansão em curso consegue aproximar mais apoio e autonomia, diminuindo o descompasso que se verificou nas fases anteriores”.

Cidadão campinense

Ainda na solenidade, ocorreu a entrega do Título de Cidadão Campinense ao reitor Thompson Mariz. A propositura foi do atual prefeito, Veneziano Vital do Rêgo, quando vereador. Ao entregar a comenda, ele ressaltou que sempre teve a preocupação de valorizar o sentido das proposituras.

“Como vereador, só propus dois títulos de cidadania campinense e um de honra ao mérito, pois considero que estes títulos não podem ser banalizados e devem ser concedidos pela presteza e préstimos de quem é agraciado, e este é um reconhecimento que faz jus aos serviços prestados ao povo campinense pelo reitor Thompson Mariz”, reiterou.

Veneziano destacou ainda a capacidade natural de articulação do reitor para a criação da UFCG e ressaltou a importância da instituição para a cidade. “Sem a universidade, seríamos bem menores do que somos. Imaginá-la inexistente, é algo impensável”, resumiu.

Mariz agradeceu a comenda e disse estar lisonjeado com o título. Em seu discurso, evidenciou que os 10 anos da UFCG estão repletos de ações executadas em conjunto e falou sobre os benefícios da expansão da instituição.

“Começamos com quatro campi universitários, 29 cursos de graduação, 2 cursos de doutorado e 7 de mestrado. Oferecíamos 1.610 vagas de ingresso no vestibular. Hoje, são 4.765 vagas de ingresso em 75 cursos de graduação, em sete diferentes localidades do Estado da Paraíba, ampliando consideravelmente a oportunidade de acesso ao ensino público superior a jovens que se encontram na faixa etária dos 18 aos 24 anos, notadamente aqueles que residem em cidades do interior, sem poder aquisitivo para se deslocarem a centros de excelência”, ressaltou.

“Com a expansão, alem da ampliação da oferta de vagas, nós modernizamos a infraestrutura das salas de aula, dos laboratórios e o acervo bibliográfico. Aumentamos os serviços de assistência estudantil e construímos 189 novos prédios, instalações bem superiores às 161 que tínhamos no ano da nossa criação”, revelou o reitor, comentando ainda da importância da movimentação que a UFCG trouxe para economia dos municípios de Cuité, Pombal e Sumé. “Essas cidades tiveram um incremento em sua economia de, no mínimo, 30%”, disse.

“A UFCG completa dez anos sem ter ainda atingido a grandeza e a pujança que sonhamos para ela”, completou. “Estamos, no entanto, já muito felizes em constatar o seu crescimento em apenas uma década, o que compreendemos como prova definitiva que estávamos certos quando apoiamos o projeto de desmembramento do qual ela é fruto e indício inquestionável de sua vocação para atuar como uma universidade socialmente referenciada, comprometida com o desenvolvimento econômico, tecnológico, científico, cultural e artístico que a sociedade brasileira espera e merece”.

Discurso do Magnífico Reitor

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG – 10.04.12)

Data: 10/04/2012