Comissão discute o funcionamento do Programa Ciência sem Fronteiras

Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realiza audiência para discutir o funcionamentodo Programa Ciência sem Fronteiras

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realizará audiência pública com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, para tratar do funcionamento do Programa Ciência sem Fronteiras.

De acordo com a Agência Câmara de notícias, a iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é do deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA). Ele afirma que o Programa Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Segundo o Imbassahy, o projeto prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.

O deputado acrescenta que o programa busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Convidados

Também foram convidados o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva; e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães.

(Universia)

Data: 12/04/2012