Recital e masterclass na UFCG abrem programação do Festival Internacional de Música

Eventos acontecem nesta quarta, 25, e quinta, 26, na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia

O pianista italiano Mauro Bertoli e o violinista israelense Netanel Draiblate participam nesta quarta, dia 25, e quinta, 26 de abril, de uma programação musical na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Uma “masterclass” será ministrada nesta quarta, a partir das 16h, no Auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAMI), campus de Campina Grande, enquanto que nesta quinta, às 18h, no mesmo local, será apresentado um recital. A entrada é gratuita.

Os eventos fazem parte da programação do III Festival Internacional de Música de Campina Grande, que será realizado de 02 a 07 de julho.

Os artistas

Mauro Bertoli é vencedor de várias competições para piano e tem se apresentado em importantes festivais e grandes salas de concertos em toda a Europa, América do Norte, Israel e China.

Em 2006, recebeu o prêmio Giuseppe Sinopoli Award, concedido pessoalmente por Giorgio Napolitano, Presidente da República Italiana.

Além das atividades como intérprete, Mauro Bertoli também leciona piano e integra o corpo docente do Departamento de Música da Carleton University, em Ottawa, Canadá.

Netanel Draiblate, recentemente indicado “concertmaster” da Orquestra Sinfônica de Annapolis, nos EUA, já atuou como solista em orquestras de várias partes do mundo, incluindo a Orquestra Sinfônica Americana, no Carnegie Hall, em Nova Iorque, em 2008, e a Orquestra de Câmara de Baltimore, em turnê pela China em 2010.

Foi convidado, em 1997, para representar Israel em concerto promovido pelo Rei Harald, da Noruega, em celebração ao aniversário do Acordo de Oslo, pacto de paz firmado entre israelenses e palestinos em 1993. Dentre vários prêmios, já conquistou o primeiro lugar na Competição Solo da Academia de Jerusalém.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 25.04.12)

Data: 25/04/2012