topo_cabecalho
Ações inovadoras são atração em evento sobre transparência

 

Três práticas inovadoras de políticas públicas do Ministério da Educação foram apresentadas aos participantes da Open Government Partnership (OGP) – Parceria para Governo Aberto, realizada nesta terça-feira, 17, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

No estande montado para o evento, especialistas apresentaram o Painel de Controle do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), que permite o acompanhamento das ações do MEC; o Registro de Preços Nacional (RPN), que permite economia nas compras nacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola), metodologia de planejamento da gestão escolar.

Essas três iniciativas fazem parte dos compromissos do Brasil apresentados no plano de ação da OGP, lançado em 20 de setembro do ano passado, em Nova York, com a adesão de mais seis países – Indonésia, México, Filipinas, Noruega, Reino Unido e África do Sul. O Brasil e os Estados Unidos são co-presidentes desse plano de ação no biênio 2011/2012, que tem como objetivo o esforço global para tornar os governos mais transparentes e efetivos na luta contra a corrupção. Um ano depois de ser lançada, a OGP já tem a participação de 54 países.

“O Registro de Preços Nacional é uma iniciativa que proporciona celeridade, transparência e economia nas compras de produtos educacionais necessários para a implementação de políticas públicas do MEC”, disse Sérgio Seabra, assessor especial e de controle interno do ministério. “Desde o início, o Registro Nacional de Preços já permitiu uma economia de cerca de R$ 1,4 bilhão”, afirmou.

Entre as compras do MEC, estão mobiliário escolar, uniformes, ônibus, bicicletas e laptops. O RPN, ação inovadora do FNDE, é feito somente por pregão eletrônico e constitui uma modalidade de licitação que permite ao órgão realizar um único processo de compra sem necessariamente efetivar qualquer contrato. Funciona como um leilão reverso e o vencedor é aquele que oferece o menor preço. Outra vantagem dessa modalidade é o preço. Com compra em escala, é possível reduzir os preços dos produtos licitados.

A presidenta Dilma Rousseff participou da abertura da OGP, que contou com a presença da secretária de estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton.

 

(MEC)


Data: 18/04/2012