Curso de Direito da UFCG está entre os melhores do país

Graduação recebeu Selo de Qualidade da OAB Nacional

O curso de Direito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ministrado no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), campus de Sousa, recebeu na última quinta-feira, 19, o Selo de Qualidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), conferido a apenas 89 cursos de Direito, dos 1.240 existentes em todo o Brasil.

“A formação educacional deve transcender ao desejo de oferecer uma boa técnica profissional. O foco deve estar na formação de verdadeiros cidadãos. Por isso, levamos tão a sério o desafio permanente de zelar pela qualidade do ensino aos cidadãos que vão fazer e administrar a Justiça em nosso país”, justificou o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, na entrega dos certificados aos reitores e representantes dos cursos, em solenidade realizada no plenário da OAB Nacional, em Brasília.

A UFCG foi representada pela professora Maria Marques Moreira, diretora do CCJS, acompanhada da vice-diretora, Jônica Marques, e da coordenadora do curso, Jacyara Farias. “Esse selo representa um trabalho que vem sendo construído há muito tempo, com a contribuição efetiva dos discentes, docentes, servidores técnico-administrativos e de todas as coordenações que integram a UAD”, destacou, lembrando ainda o esforço do ex-diretor Joaquim Alencar, que se aposentou no mês passado.

Do total de cursos brasileiros, 790 foram avaliados pela OAB depois de preencherem os pré-requisitos de participação em três exames de ordem unificados (2010.2, 2010.3 e 2011.1), sendo que cada um precisou ter, no mínimo, 20 alunos participando de cada exame.

Dentre os critérios utilizados para a concessão do Selo de Qualidade da OAB estão o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2009 e o índice de aprovação de egressos no Exame da OAB.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 23.04.12)

Data: 23/04/2012