Programa de bolsas inscreve alunos latinoamericanos até 4 de maio

A Fundação Botín, sediada em Santander, na Espanha, enviou correspondência ao reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, convidando alunos da instituição para participar do Programa de Bolsas para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina, cujas inscrições estão abertas até o dia 4 de maio.

Serão selecionados 40 estudantes universitários da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Peru, Porto Rico e Uruguai, para um curso intensivo, de dois meses e meio de duração, nos EUA e na Espanha, com as despesas de matrícula, viagens e hospedagens pagas pela fundação.

O programa consta de 8 semanas de formação, do dia 8 de outubro a 30 de novembro, com atividades na Brown University, em Rhode Island, EUA, e nas cidades de Madri e Santander, na Espanha. Incluem aulas de Fundamentação política, jurídica e histórica; Habilidades em competências políticas e de serviço público; Sociedade; Economia; Ética e filosofia política.

Também estão previstas atividades culturais e acadêmicas, visitas institucionais e empresariais, bem como atividades esportivas.

Podem participar alunos de todas as áreas, com idade entre 19 e 22 anos, que tenham cursado de 50% a 75% dos créditos da graduação, conforme o plano de estudo da instituição.

É exigido do candidato o domínio da Língua Inglesa, sendo valorizadas as participações em associações estudantis, políticas e sociais que tenham como objetivo o desenvolvimento da sociedade através de políticas públicas, bem como a realização de práticas profissionais que demonstrem habilidades de liderança.

As postulações deverão ser apresentadas e avalizadas pelo reitor da universidade e o candidato deve preencher o formulário de inscrição disponibilizado na página da Fundação Botín, até o dia 4 de maio. O resultado será publicado no dia 14 de junho.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 24.04.12)

Data: 24/04/2012