Reitor da UFCG publica nota sobre adesão à Ebserh

Empresa foi criada pelo governo federal como opção para a gestão administrativa dos hospitais universitários

Destacando educação e saúde como necessidades básicas da população e dever do estado ofertá-las gratuitamente, e com qualidade, o reitor Thompson Mariz publicou nota à comunidade acadêmica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), analisando a possibilidade de adesão dos hospitais universitários à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), criada pelo governo federal como opção para a gestão administrativa dessas unidades.

Na nota, o reitor defende a oferta pública desses serviços e se diz contra a criação de empresas com personalidade jurídica de direito privado para gerenciar o bem público. “Mesmo quando esta empresa tem seu capital social integralmente sob a propriedade da União”. Mariz observa que, apesar das garantias e seguranças contra a “temida mercantilização da saúde pública e ou precarização dos serviços atualmente oferecidos pelos Hospitais Universitários”, é necessário uma discussão ampla “até que a comunidade acadêmica se considere bastante esclarecida para a tomada de decisão”.

Confira a Nota.

Veja aqui a Lei que autoriza a criação da Ebserh.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 01/05/2012