Projeto Memória tem trabalho publicado em revista internacional

O Projeto Organização e Preservação da Memória da Ciência e Tecnologia em Campina Grande (1952-2002), mais conhecido por Projeto Memória, teve recentemente um artigo publicado na revista portuguesa Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação (www.bocc.ubi.pt). O artigo intitulado Por uma digitalização da memória jornalística tem como autores Fábio Ronaldo da Silva, aluno do Curso de História e Bolsista PIBIC/UFCG, e a Dra. Rosilene Dias Montenegro, Coordenadora do Projeto e professora da Unidade Acadêmica de História e Geografia, do Centro de Humanidades da UFCG.

Durante a pesquisa, realizada no Diário da Borborema pelos alunos Fábio Ronaldo e José Valmi Oliveira Torres, integrantes do Projeto Memória, foi constatada a falta de uma política de conservação de documentos, que não estavam devidamente acondicionados, higienizados e tratados, estando expostos a microorganismos. “O estado precário dos jornais dificulta a consulentes, o que tem implicado, às vezes, na degradação e até mesmo destruição desse arquivo”, afirmou Fábio.

No artigo, os autores propõem uma nova forma para a conservação e preservação do material. “Diante dessa situação, propomos, no artigo, uma forma de conservação e preservação desse arquivo, em especial, a digitalização de todo o acervo documental, o qual seria disponibilizado em formato PDF, tática esta que se apresentaria menos dispendiosa que outros processos de arquivamento”, concluiu o aluno.

O artigo completo está à disposição dos interessados no endereço: http://www.bocc.ubi.pt/pag/rosilene-montenegro-fabio-silva-memoria-jornalistica.pdf.

O Projeto Memória

Iniciado em fevereiro de 2004, o Projeto “Organização e Preservação da Memória da Ciência e Tecnologia em Campina Grande – PB (1952-2002)”, denominado Projeto Memória, contou com o apoio inicial do CNPq e da UFCG. Sua proposta é atuar na área de organização e preservação de acervos documentais escritos, iconográficos e orais. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a história e memória da Escola Politécnica da Paraíba, origem do antigo Campus II da UFPB, hoje Universidade Federal de Campina Grande.

O Projeto Memória tem dois objetivos principais: 1) Atuar na área de organização e preservação de acervos documentais relacionados à memória da ciência e tecnologia e 2) construir a memória da ciência e tecnologia em Campina Grande, a partir da história e memória da Escola Politécnica da Paraíba, criada em 1952, e, por conseguinte, a história das instituições de ensino superior da cidade.

Em seu primeiro ano de atuação, a equipe do Projeto Memória produziu documentários sobre organização e preservação de acervos documentais e aspectos da história da Escola Politécnica da Paraíba; realizou dois treinamentos para trabalho na área de organização e preservação de acervos documentais escritos; colaborou na organização da documentação do Arquivo Central da UFCG; elaborou catálogo referente à documentação do Arquivo Central da UFCG; promoveu uma mostra de fotos da Escola Politécnica da Paraíba e iniciou a constituição de acervo de registros orais, contendo, hoje, aproximadamente 40 horas de gravação (K7 e/ou audiovisual), com 15 entrevistas de testemunhos dessa memória institucional, transcritas em cerca de 700 páginas digitalizadas. Atualmente está elaborando catálogo de referência para pesquisa nos jornais locais, correspondente ao período de 1952 a 2002.

O Projeto Memória já divulgou a experiência desse trabalho em dez eventos científicos, sendo dois deles internacionais.

Mais informações sobre o Projeto, pelo fone: (83) 33101546 ou enviando mensagens para os seguintes e-mails: projetomemoria@ch.ufcg.edu.br ou projetomemoria@yahoo.com.br.

Data: 07/04/2006