topo_cabecalho
Seminário sobre metropolização resultará em edital de indução de estudos no tema

O Seminário Internacional A Metropolização Brasileira e os Desafios da gestão Urbana: O Papel da Pós-graduação terá como um dos resultados um edital para induzir estudos na área. A notícia foi dada pelo presidente substituto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Livio Amaral, no encerramento do encontro nesta quarta-feira, 9.

 

"A questão colocada à Capes ao fim desse encontro é de que maneira induziremos e apoiaremos as novas atividades, ênfases e iniciativas que foram expostas durante o seminário", colocou Amaral ao sugerir um edital que contemple recursos de bolsas, estágios de curta duração e financiamento para redes de pesquisa. Editais semelhantes já foram realizados para induzir a formação de recursos humanos em TV digital e Ciências do Mar, por exemplo.

 

Arlindo Philippi Jr, professor da USP e membro do comitê organizador do seminário destacou o papel da Capes no estímulo ao debate de temas de interessa da sociedade e da comunidade científica. "A articulação entre as seis áreas do conhecimento que realizaram esse encontro reveleram a facilidade e a possibilidade de trabalharmos cada vez com mais integração entre diferentes áreas e regiões do país", afirmou.

 

Outros membros do comitê organizador também destacaram positivamente a organização interdisciplinar do evento. "Voltamos para casa com uma série de novos desafios para nos aproximar da sociedade e de outras áreas disciplinares", concluiu o coordenador da área de arquitetura, urbanismo e design da Capes, Ricardo Triska.

 

O Seminário Internacional A Metropolização Brasileira e os Desafios da gestão Urbana: O Papel da Pós-graduação, promovido pela Capes foi composto por seis painéis e discute, até o dia 9 de maio, os problemas e as fragilidades das metrópoles brasileiras, destacando os temas que nortearão as ações da Capes na indução da pós-graduação brasileira.

 

Acesse o site do seminário

 

(Capes)


Data: 11/05/2012