Editora da UFCG publica livro Sociologia para o Ensino Médio

Obra será lançada nesta quarta-feira no campus de Sumé

Será lançado nesta quarta-feira, dia 16, às 20h30min, no Núcleo de Extensão Cultural (NEXT) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, o livro paradidático Sociologia para o Ensino Médio: Conteúdos e metodologias, organizado pelos professores José Rodorval Ramalho (da Universidade Federal de Sergipe) e Rozenval de Almeida e Sousa, do CDSA.

O lançamento acontecerá durante o Sarau, evento que vem sendo realizado pelo NEXT e que visa levar para discussão temas relevantes em diversas áreas do conhecimento. A apresentação do livro será feita pelo professor Luciano Barosi, coordenador institucional do Pibid na UFCG.

O evento terá a participação do Cicloteatro de Sumé que apresentará o esquete A carta (autoria de Zito Junior), além da execução de números musicais pelos membros do Coral Universitário do Cariri (Cuca) e ainda uma sessão de poesias.

As pessoas interessadas em adquirir o livro no evento, deverão trocá-lo por 2 quilos de feijão que serão doados ao Abrigo dos Idosos Rosália Paulino, em Sumé.

A obra Sociologia para o Ensino Médio: Conteúdos e metodologias é uma coletânea de autores da Bahia, Sergipe e Paraíba, publicada pela Editora Universitária (EDUFCG). Do CDSA, participam os professores Rozenval de Almeida e Sousa (organizador), Júnia Marúsia Trigueiro de Lima, Valdonilson Barbosa dos Santos, José Marciano Monteiro, Vilma Soares de Lima e Sheylla de Kassia Silva Galvão.

O livro foi organizado com o objetivo de auxiliar, sobretudo, os professores de Sociologia do Ensino Médio em sua lida na escola. De acordo com os organizadores, “A ideia é propor alternativas didáticas para trabalhar os conteúdos de Sociologia na sala de aula, apresentando textos que analisam os mais variados fenômenos sociais seja adotando abordagens mais usuais, seja a partir de linguagens como cinema, fotografia e literatura, entre outras”.

“O processo de escolarização da Sociologia no Ensino Médio tem exigido várias iniciativas da comunidade de sociólogos no que se refere ao sucesso da metodologia de ensino desta disciplina. Seminários, cursos, palestras, material didático, programas e muitos outros elementos fazem parte desse esforço de oferecer uma disciplina que contribua para a formação intelectual dos estudantes secundaristas brasileiros”.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 15/05/2012