Equipe da UFCG é campeã latinoamericana da Competição Internacional de Programação

Torneio foi realizado em Varsóvia, na Polônia

É da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a equipe latinoamericana campeã da 36ª Final Mundial da Competição Colegiada Internacional de Programação (ACM International Collegiate Programming Contest), encerrada na última quinta-feira, 17, em Varsóvia, na Polônia.

Formada pelos estudantes Felipe Abella Cavalcante, Phyllipe Cesar Ramos e Diogo Silva, a equipe foi orientada pelo professor Rohit Gheyi, do Departamento de Sistemas e Computação, e ficou na 47ª posição no placar geral, dentre as 112 instituições participantes. O primeiro lugar ficou com a Universidade do Estado de São Petesburgo, da Rússia.

A etapa final encerra um processo seletivo iniciado ano passado, com etapas locais e regionais que reuniram mais de 30 mil participantes, de 2.219 universidades, em 85 países.

É a primeira vez que um time paraibano participa da fase mundial da competição, considerada o mais prestigiado torneio de programação de computadores do planeta. Do Brasil, também participaram equipes do Instituto Tecnológico de Aeronautica (ITA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de São Paulo (USP).

Batalha de cérebros

As equipes, formadas por três integrantes, tiveram cinco horas para resolver 12 complexos problemas, numa corrida contra o tempo. Dois deles estavam tão difíceis que ninguém fez. “É uma batalha de cérebros. Uma batalha de lógica, estratégia e esforço mental”, define um dos organizadores. “Para um estudante aplicado, alguns problemas requerem apenas precisão. Outros requerem conhecimento de algoritmos avançados. Outros ainda são simplesmente muito difíceis de resolver - exceto, é claro, para os mais brilhantes solucionadores do mundo”.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 20/05/2012