Estudante do CDSA é classificado em Concurso de Redações e Artigos Científicos

Etapa final acontece nesta quarta, 23, com apresentação e defesa do artigo à comissão julgadora

O estudante Darlan de Araújo Ramos, do curso de Tecnologia em Agroecologia, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Sumé, está entre os dez classificados para a etapa final do 3º Concurso de Redações e Artigos Científicos da III Expedição do Semiárido, promovido pelo Programa de Estudos e Ações Para o Semiárido (PEASA), Museu Interativo do Semiárido e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba.

O artigo “O tema solos nos livros didáticos de Geografia e Ciências adotados numa escola de ensino fundamental do Cariri Paraibano”, expõe os resultados obtidos nas atividades de avaliação feita dos livros didáticos de Ciências e Geografia adotados para as turmas do sexto ao nono ano da Escola Agrotécnica de Sumé. Ele analisou os livros didáticos de todas as séries, buscando compreender como o tema solos é apresentado aos educandos do ensino fundamental.

De acordo com o artigo, o autor esclarece que “os resultados evidenciam a pouca valorização do solo, recurso natural tão importante para a manutenção dos diversos ecossistemas, dada a pouca expressividade com que é tratado nos conteúdos dos livros, além de permitir perceber que na escrita destes livros não há sequer abordagem sobre as particularidades dos solos da região Semiárida, muito menos a preocupação de se enfatizar a necessidade de conservação deste recurso nas condições específicas do bioma Caatinga”.

Esse estudo fez parte do projeto de extensão “Solo na Escola”, coordenado pela professora Adriana de Fátima Meira Vital. Seu objetivo primordial é trabalhar a popularização do ensino de solos nas escolas de ensino fundamental, buscando sensibilizar crianças e adolescentes para a preocupação ambiental com este recurso natural, permitindo o despertar de sentimentos de afetividade, reverência e respeito às condições dos solos das Caatingas do Semiárido Nordestino.

“Para mim, é importante participar, enquanto estudante do CDSA, já que o prêmio aborda a temática ‘Semiárido’. Também é fundamental que os estudantes da região tenham a sensibilidade em tratar de questões que envolvam a preservação deste Semiárido e que estejam antenados com a sua realidade e no que poderão fazer para melhorar as condições de vida da população dessa região, mostrando as formas alternativas para que isso ocorra”, destacou o estudante.

A etapa final do concurso será realizada nesta quarta-feira, 23 de maio, e consiste na apresentação dos artigos de cada candidato, onde cada um disporá de 20 minutos para exposição do seu Artigo Científico e 10 minutos para responder aos questionamentos da Comissão Julgadora.

(Rosenato Barreto - Ascom/CDSA - 22.05.2012)

Data: 22/05/2012