UFCG estabelece cooperação científica com universidade finlandesa

Objetivando a promoção conjunta de atividades e estudos científicos na área de modelagem, otimização, controle e tratamento de efluentes, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) assinou na última sexta, dia 25, uma carta de intenções com a Escola de Engenharia da Universidade Aalto, da Finlândia.

“A interação das duas instituições trará grandes vantagens para as partes envolvidas, a começar pela partilha de competências complementares e fundamentos teóricos para o enriquecimento recíproco proporcionado pelos ensinamentos de diferentes culturas e costumes únicos”, diz o documento.

A parceria prevê a realização de seminários, projetos de pesquisa e desenvolvimento, colaboração educacional e programas de treinamento. “Já temos alguns projetos em andamento, na área de tratamento de efluentes residenciais e industriais, mas a intenção é ampliar ainda mais esta parceria”, destaca o professor Antonio Brandão, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química.

Fundada em 2010, a Universidade Aalto é resultado da junção da Escola de Economia e das universidades de Artes e Design e de Tecnologia de Helsinki. Possui cerca de 20 mil alunos, 5 mil funcionários e 320 professores, distribuídos em seis escolas: a de Artes ,Design e Arquitetura, de Tecnologia Química, de Economia, de Engenharia, de Ciências e de Engenharia Elétrica.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 28/05/2012