Ex-aluno da UFCG recebe prêmio acadêmico da Universidade de Zaragoza

Tese de doutorado de Raphael Abrahão foi considerada a melhor nas áreas relacionadas à Engenharia Civil e do Meio Ambiente

Um ex-aluno da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) recebeu uma das mais importantes premiações acadêmicas da Espanha, o Prêmio Cátedra Mariano López Navarro, concedido às melhores teses de doutorado da Universidade de Zaragoza.

O trabalho de Raphael Abrahão, intitulado Impactos ambientais da irrigação: A transformação da bacia de Lerma, foi considerado o melhor nas áreas relacionadas à Engenharia Civil e do Meio Ambiente. O estudo teve como objetivo avaliar os impactos ambientais causados pela implementação de irrigação em uma área nova. O valor da premiação é de 1.500 euros.

Formado em Engenharia Agrícola pela UFCG em 2004, Raphael atualmente faz pós-doutorado no centro de pesquisa Mirarco, da Laurentian University, em Ontário, no Canadá, unidade que integra o Centro de Impactos Climatológicos e Recursos de Adaptação de Ontário (OCCIAR).

Ele tem mestrado com distinção em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPB, tendo sido agraciado com uma bolsa do Programa Alban, para estudos de doutorado na Universidade de Zaragoza sobre qualidade de água, hidrologia, monitoramento agroambiental de áreas irrigadas, monitoramento de bacias e redes de controle.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 29.05.12)

Data: 29/05/2012