Projeto Olímpico da UFCG realiza aula inaugural em Sumé

Foi realizada nesta quarta-feira, 30 de maio, no ginásio O Netão, em Sumé, a aula inaugural do Projeto Olímpico para o Semiárido – Judô, desenvolvido através do Núcleo de Didática do Conteúdo Específico do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé.

A aula teve participação de judocas de Campina Grande e de Pocinhos, que fizeram uma demonstração de algumas técnicas do Judô para estudantes e professores do Ensino Fundamental do município.

Participaram do evento o vice-prefeito de Sumé, Éden Duarte, a secretária de educação do município, Betânia Macedo, os professores da UFCG, Bruno Medeiros e Marcus Bessa (coordenadores do projeto) e ainda do mestre (Sensei) Luciano Correia e bolsistas e voluntários do Projeto Olímpico.

“Esse é o pontapé inicial do Projeto Olímpico, resultado de dois anos de pesquisa do Núcleo de Didática do Conteúdo Específico, que começa com o Judô. É muito gratificante ver tudo sendo colocado em prática e sobretudo muita responsabilidade para nós. Como um girassol, que representa a Educação do Campo, esperamos que essa semente que estamos plantando possam germinar”, disse o professor Bessa.

O vice-prefeito, Éden Duarte, destacou a parceria entre a prefeitura e a UFCG em Sumé para proporcionar a realização desse projeto e outras ações no município.

O projeto consiste no desenvolvimento de ações educacionais e esportivas alicerçadas nos valores do Olimpismo. Em sua primeira fase, serão ministradas aulas de reforço para alunos do Ensino Fundamental II tendo como foco as disciplinas de Matemática, Português, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês, através de alunos monitores do CDSA, e realizada a prática esportiva de Judô.

A participação dos estudantes está atrelada ao bom comportamento em sala de aula e ao seu rendimento escolar. “Nossa meta é que todos os estudantes possam participar das aulas de Judô, e para isso, estaremos promovendo as aulas de reforço, cujo objetivo é melhorar o desempenho desses estudantes”.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 31/05/2012