Programa da UFCG em Sumé comemora Semana do Meio Ambiente em municípios do Cariri

Para comemorar a Semana Mundial do Meio ambiente, os integrantes do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (Pascar) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, deram início nesta quinta-feira, 31 de maio, a uma série de atividades nas escolas públicas dos municípios de Sumé, Amparo e Serra Branca com o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre a questão ambiental.

Entre as atividades agendadas, estão a realização de palestras nas escolas, e visitas monitoradas ao Viveiro de Mudas do CDSA/EAS, onde os estudantes estarão recebendo instruções sobre como implantar uma composteira e um minhocário, além de conhecer a proposta de organização de canteiros alternativos. Na área do Perfil do Solo os estudantes e professores receberão instruções sobre as diversas características dos nossos solos, e no Anexo do LASOL (Laboratório de Solos) será demonstrada uma seção de pintura com terra, arte que busca valorizar as potencialidades dos solos da região.

As visitações aos ambientes do Campus do CDSA se estenderão até a quarta, dia 6 de outubro.  O encerramento das atividades será em uma creche municipal de Sumé com a participação do grupo de extensão “Universitários em Ação”.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de Junho, foi criado em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, e que ficou conhecido como Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Essa Conferência chamou a atenção das nações para o fato de que a ação humana estava causando séria degradação da Natureza e criando severos riscos para o bem estar e para a própria sobrevivência da humanidade. Este ano a Conferência será no Rio de Janeiro, entre 13 e 22 de junho – a Rio + 20.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é um momento de chamar a atenção da sociedade e ação  política de todos em favor da conscientização e preservação ambiental.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 31/05/2012